Amizades: o doce sabor dos outros na docência

Autores/as

  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Formação de Professores, Arte, Michel Foucault, Amizade.

Resumen

A amizade como um tema filosófico importante aparece de forma pontual nos últimos textos de Foucault, em especial no curso A hermenêutica do sujeito e em entrevistas. Pensar nos dias de hoje em conceitos como ascese ou amizade é um dos grandes desafios legados por Foucault. Para o filósofo, a amizade seria a reabilitação da estética da existência para o presente. Esse tema ainda é pouco explorado pelos estudos da obra foucaultiana, e menos ainda no campo da educação. Neste artigo, trago essas questões para o debate sobre formação docente, apresentando algumas das discussões desenvolvidas em pesquisa com um grupo de professoras de Arte na educação básica da região de Santa Cruz do Sul (RS). Problematizo a possibilidade de invenção-artista no processo de formação docente, vendo-a como uma ação necessariamente compartilhada, que ocorre na relação com os outros. Recupero para essa discussão a teorização de Michel Foucault sobre as práticas de si, que não se dissociam das relações intersubjetivas. Algumas perguntas, inspiradas pelas problematizações foucaultianas, são preocupações deste trabalho: O que podemos esperar da escola como locus de formação, ou da universidade como propulsora da formação docente? Que docência pode emergir de grupos de formação, de redes de amizade?

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Biografía del autor/a

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Loponte, L. G. (2009). Amizades: o doce sabor dos outros na docência. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 819–938. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/220

Número

Sección

Outros Temas