Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico

Autores/as

  • Bernardete A. Gatti
  • Nara Maria Guazzelli Bernardes
  • Guiomar Namo de Mello
  • Evangelina Rovai

Palabras clave:

Treinamento de professores, Orientador pedagógico

Resumen

O presente artigo descreve a avaliação do 7º curso de formação de assistentes pedagógicos realizado pela Seção de Treinamento de Pessoal da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Esta avaliação abrangeu: 1) o aspecto cognitivo, através da aplicação de uma prova objetiva, em pré e pós-teste, na 1ª etapa do treinamento, e de um teste referenciado em critério ao final da 2ª etapa; 2) o levantamento de opiniões e auto-avaliação através de escalas apropriadas; 3) aspectos da percepção da função, através da técnica Q. usando-se como instrumento a PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) e comparando dois momentos: um, ao final da 1ª etapa (momento "teórico") e outro, nove meses mais tarde (momento "prático"). Detectou-se um bom índice de ganho na área cognitiva, satisfação e adequação quanto a diversos aspectos do curso e com o desempenho pessoal, e uma mudança na percepção da função nos dois momentos testados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardete A. Gatti

Nara Maria Guazzelli Bernardes

Guiomar Namo de Mello

Evangelina Rovai

Publicado

1975-06-30

Cómo citar

Gatti, B. A., Bernardes, N. M. G., Mello, G. N. de, & Rovai, E. (1975). Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico. Cadernos De Pesquisa, (13), 41–67. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1835

Número

Sección

Artículos