Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico

Authors

  • Bernardete A. Gatti
  • Nara Maria Guazzelli Bernardes
  • Guiomar Namo de Mello
  • Evangelina Rovai

Keywords:

Treinamento de professores, Orientador pedagógico

Abstract

O presente artigo descreve a avaliação do 7º curso de formação de assistentes pedagógicos realizado pela Seção de Treinamento de Pessoal da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Esta avaliação abrangeu: 1) o aspecto cognitivo, através da aplicação de uma prova objetiva, em pré e pós-teste, na 1ª etapa do treinamento, e de um teste referenciado em critério ao final da 2ª etapa; 2) o levantamento de opiniões e auto-avaliação através de escalas apropriadas; 3) aspectos da percepção da função, através da técnica Q. usando-se como instrumento a PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) e comparando dois momentos: um, ao final da 1ª etapa (momento "teórico") e outro, nove meses mais tarde (momento "prático"). Detectou-se um bom índice de ganho na área cognitiva, satisfação e adequação quanto a diversos aspectos do curso e com o desempenho pessoal, e uma mudança na percepção da função nos dois momentos testados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bernardete A. Gatti

Nara Maria Guazzelli Bernardes

Guiomar Namo de Mello

Evangelina Rovai

Published

1975-06-30

How to Cite

Gatti, B. A., Bernardes, N. M. G., Mello, G. N. de, & Rovai, E. (1975). Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico. Cadernos De Pesquisa, (13), 41–67. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1835

Issue

Section

Articles