Desnutrição e cognição

Autores/as

  • Yara Lúcia Esposito

Palabras clave:

Desnutrição, Desenvolvimento cognitivo, Condições socioeconômicas, Crianças

Resumen

A finalidade do presente trabalho é verificar os efeitos da insuficiência nutricional na capacidade cognitiva de crianças pré-escolares, provenientes de famílias de baixo nível socioeconômico. Numa amostra de N.S.E. baixo da cidade de São Paulo, verificou-se que o grupo de crianças com alto risco de desnutrição pregressa apresentava deficits de realização nas áreas de Funções Psiconeurológicas, Conceitos Básicos, Linguagem e Operações Cognitivas. Em um grupo de N.S.E. baixo de Brasília, os resultados indicaram que as crianças desnutridas atuais têm realização semelhante àquela das crianças com peso normal para a idade. No entanto, o grupo com sinais de desnutrição pregressa obteve, no Instrumento Cognitivo, resultados significativamente inferiores, inclusive aos níveis alcançados pelo grupo com desnutrição atual.

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Biografía del autor/a

Yara Lúcia Esposito

Publicado

1975-09-30

Cómo citar

Esposito, Y. L. (1975). Desnutrição e cognição. Cadernos De Pesquisa, (14), 87–96. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1830

Número

Sección

Artículos