Desnutrição e cognição

Authors

  • Yara Lúcia Esposito

Keywords:

Desnutrição, Desenvolvimento cognitivo, Condições socioeconômicas, Crianças

Abstract

A finalidade do presente trabalho é verificar os efeitos da insuficiência nutricional na capacidade cognitiva de crianças pré-escolares, provenientes de famílias de baixo nível socioeconômico. Numa amostra de N.S.E. baixo da cidade de São Paulo, verificou-se que o grupo de crianças com alto risco de desnutrição pregressa apresentava deficits de realização nas áreas de Funções Psiconeurológicas, Conceitos Básicos, Linguagem e Operações Cognitivas. Em um grupo de N.S.E. baixo de Brasília, os resultados indicaram que as crianças desnutridas atuais têm realização semelhante àquela das crianças com peso normal para a idade. No entanto, o grupo com sinais de desnutrição pregressa obteve, no Instrumento Cognitivo, resultados significativamente inferiores, inclusive aos níveis alcançados pelo grupo com desnutrição atual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Yara Lúcia Esposito

Published

1975-09-30

How to Cite

Esposito, Y. L. (1975). Desnutrição e cognição. Cadernos De Pesquisa, (14), 87–96. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1830

Issue

Section

Articles