Os determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento

Autores/as

  • Ernesto Schiefelbein
  • John Simmons

Palabras clave:

Rendimento escolar, Países em desenvolvimento, Condições socioeconômicas, Pesquisa educacional, Políticas educacionais

Resumen

Este artigo analisa os resultados de vinte e seis estudos sobre os determinantes do desempenho cognitivo do estudante, nos países em desenvolvimento. Descreve as pesquisas, examina os resultados de cada um dos determinantes principais do desempenho cognitivo do estudante - características da escolarização, atributos dos professores e caracteres dos alunos - e conclui com as implicações para a política e a pesquisa educacional. O manuscrito foi encomendado pelo Educational Review and Advisory Group como parte de um exame mais amplo da pesquisa educacional em suas relações com os problemas do ensino nos países em desenvolvimento. Espera-se que as informações coligidas sejam proveitosas para as instituições desses países envolvidos na política, programas, pesquisas e treinamento educacionais, bem como para as organizações financiadoras internacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ernesto Schiefelbein

John Simmons

Publicado

1980-11-30

Cómo citar

Schiefelbein, E., & Simmons, J. (1980). Os determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento. Cadernos De Pesquisa, (35), 53–71. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1649

Número

Sección

Artículos