Os determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento
Mots-clés :
Rendimento escolar, Países em desenvolvimento, Condições socioeconômicas, Pesquisa educacional, Políticas educacionaisRésumé
Este artigo analisa os resultados de vinte e seis estudos sobre os determinantes do desempenho cognitivo do estudante, nos países em desenvolvimento. Descreve as pesquisas, examina os resultados de cada um dos determinantes principais do desempenho cognitivo do estudante - características da escolarização, atributos dos professores e caracteres dos alunos - e conclui com as implicações para a política e a pesquisa educacional. O manuscrito foi encomendado pelo Educational Review and Advisory Group como parte de um exame mais amplo da pesquisa educacional em suas relações com os problemas do ensino nos países em desenvolvimento. Espera-se que as informações coligidas sejam proveitosas para as instituições desses países envolvidos na política, programas, pesquisas e treinamento educacionais, bem como para as organizações financiadoras internacionais.Téléchargements
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© Cadernos de Pesquisa 1980
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