Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham

Autores/as

  • Sueli Cotrim Tenca

Palabras clave:

Curso noturno, Evasão escolar, Fracasso escolar, Administração da educação, Condições socioeconômicas

Resumen

O trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.

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Publicado

1982-11-30

Cómo citar

Tenca, S. C. (1982). Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham. Cadernos De Pesquisa, (43), 37–42. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556

Número

Sección

Artículos