Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham

Auteurs-es

  • Sueli Cotrim Tenca

Mots-clés :

Curso noturno, Evasão escolar, Fracasso escolar, Administração da educação, Condições socioeconômicas

Résumé

O trabalho tem como objetivo analisar alguns fatores responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão apresentados pelos alunos dos cursos noturnos da rede pública estadual de 1º grau. A presença de grande contingente de alunos de nível socioeconômico mais baixo nos cursos noturnos parece não ser suficiente como justificativa para o fracasso escolar verificado. A comparação entre cursos diurnos e noturnos sugere a existência de elementos presentes na própria estrutura e funcionamento da escola no período da noite, que dificultam ainda mais a trajetória escolar dos alunos mais pobres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

1982-11-30

Comment citer

Tenca, S. C. (1982). Cursos noturnos: a pobre escolarização dos que trabalham. Cadernos De Pesquisa, (43), 37–42. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1556

Numéro

Rubrique

Articles