Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim

Autores/as

  • Maria Irene de Q. F. Szmrecsanyi

Palabras clave:

Planejamento da educação, MANNHEIM, Karl, Educação, Estado, Sociologia da educação

Resumen

As idéias de Mannheim sobre planejamento e educação são aqui analisadas tendo em vista despertar interesse por dimensões sociais pouco explícitas dos planos governamentais no Brasil atual. Enfatizam-se a clara compreensão, por esse autor, da natureza política de ambos os processos e o papel capital que atribui à educação na construção de uma ordem social planejada. Mostra-se que tais idéias derivam de seu agudo senso do momento histórico em que vivia, de uma ampla formação acadêmica comandada por seu interesse pela sociologia do conhecimento e por seu compromisso moral com a defesa da democracia. A crítica às suas posições centra-se sobre ambigüidades metodológicas das mesmas bem como sobre a incapacidade de o autor perceber a contribuição decisiva do conflito à mudança social.

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Biografía del autor/a

Maria Irene de Q. F. Szmrecsanyi

Publicado

1982-02-28

Cómo citar

Szmrecsanyi, M. I. de Q. F. (1982). Determinações sociais do planejamento: estado, educação e legitimação do poder na obra de Karl Mannheim. Cadernos De Pesquisa, (40), 15–22. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1521

Número

Sección

Artículos