Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público

Autores/as

  • Marília Pontes Sposito

Palabras clave:

Movimentos sociais, Expansão do ensino, Ensino público

Resumen

O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

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Biografía del autor/a

Marília Pontes Sposito

Publicado

1983-05-31

Cómo citar

Sposito, M. P. (1983). Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cadernos De Pesquisa, (45), 25–28. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1486

Número

Sección

Artículos