Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público

Auteurs-es

  • Marília Pontes Sposito

Mots-clés :

Movimentos sociais, Expansão do ensino, Ensino público

Résumé

O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

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Biographie de l'auteur-e

Marília Pontes Sposito

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Publié-e

1983-05-31

Comment citer

Sposito, M. P. (1983). Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cadernos De Pesquisa, (45), 25–28. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1486

Numéro

Rubrique

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