Professores leigos x professores habilitados

Autores/as

  • Gizelda Santana Morais
  • Maria Olga de Andrade
  • Maria Thétis Nunes
  • Miguel André Berger
  • Nélia Alves de Oliveira
  • Neuza Maria Sales Ribeiro
  • Vilma Porto Prior

Palabras clave:

Professores leigos, Escola normal, Magistério, Ensino de 1º grau, Sergipe, Formação de professores, Recursos financeiros

Resumen

O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.

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Biografía del autor/a

Gizelda Santana Morais

Maria Olga de Andrade

Maria Thétis Nunes

Miguel André Berger

Nélia Alves de Oliveira

Neuza Maria Sales Ribeiro

Vilma Porto Prior

Publicado

1986-11-30

Cómo citar

Morais, G. S., Andrade, M. O. de, Nunes, M. T., Berger, M. A., Oliveira, N. A. de, Ribeiro, N. M. S., & Prior, V. P. (1986). Professores leigos x professores habilitados. Cadernos De Pesquisa, (59), 15–26. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303

Número

Sección

Artículos