Professores leigos x professores habilitados

Authors

  • Gizelda Santana Morais
  • Maria Olga de Andrade
  • Maria Thétis Nunes
  • Miguel André Berger
  • Nélia Alves de Oliveira
  • Neuza Maria Sales Ribeiro
  • Vilma Porto Prior

Keywords:

Professores leigos, Escola normal, Magistério, Ensino de 1º grau, Sergipe, Formação de professores, Recursos financeiros

Abstract

O principal objetivo deste estudo foi identificar o impacto dos programas de qualificação dos professores sobre os estudantes, a escola, a comunidade e os orçamentos municipais. Este estudo envolve 34 escolas de três diferentes municípios abrangendo 44 professores de primeiras séries, 389estudantes e 33 pais de alunos. Dados estatísticos e históricos foram coletados a fim de analisar a evolução da qualificação de professores da escola de 1º grau em Sergipe e o impacto da qualificação dos professores sobre o orçamento municipal. Observação em sala de aula e questionário para estudo do perfil dos professores; teste de Linguagem e Matemática para uso com os estudantes e entrevistas com os pais foram os procedimentos usados. De acordo com a análise de covariância, a variável "qualificação do professor" se coloca como a mais significante - diferenças foram encontradas no desempenho de alunos preparados pelo programa Logos II. Contudo, a "idade dos estudantes" e "anos de experiência de ensino" foram também consideradas importantes. Este estudo mostra claramente que o currículo da Escola Normal precisa ser revisado e revitalizado; e a transferência da responsabilidade da escola de 1º grau para o município precisa ser reanalisada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gizelda Santana Morais

Maria Olga de Andrade

Maria Thétis Nunes

Miguel André Berger

Nélia Alves de Oliveira

Neuza Maria Sales Ribeiro

Vilma Porto Prior

Published

1986-11-30

How to Cite

Morais, G. S., Andrade, M. O. de, Nunes, M. T., Berger, M. A., Oliveira, N. A. de, Ribeiro, N. M. S., & Prior, V. P. (1986). Professores leigos x professores habilitados. Cadernos De Pesquisa, (59), 15–26. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1303

Issue

Section

Articles