Escolarização e conhecimento de matemática desenvolvido no contexto do jogo do bicho

Autores/as

  • Nadja Maria Acioly
  • Analúcia Dias Schliemann

Palabras clave:

Ensino de matemática, Conceito numérico, Desenvolvimento cognitivo, Escolarização

Resumen

Estudo com crianças e adultos tem demonstrado que o conhecimento matemático pode desenvolver-se independentemente do ensino escolar. No entanto, os limites e o poder desse conhecimento não são ainda conhecidos. Além disso, sua relação com a matemática formal adquirida na escola ainda não é clara O presente estudo analisou o uso e a compreensão de matemática entre cambistas do jogo do bicho que tinham de zero a 11 anos de freqüência à escola. Na primeira fase do estudo, 20 cambistas que trabalham na cidade de Recife foram observados enquanto lidavam com, pelo menos, dez clientes diferentes, calculando o valor a ser pago para várias apostas. Na segunda fase, cada um deles foi submetido a três séries de problemas semelhantes aos encontrados no trabalho, mas que envolviam números diferentes, questões formuladas diferentemente e conteúdos diferentes, e a uma entrevista sobre sua compreensão quanto aos aspectos probabilísticos e quanto à estrutura do jogo. Os resultados sugerem que, embora o conhecimento matemático possa desenvolver-se independentemente do ensino da escola o uso desse conhecimento fora das situações específicas de trabalho parece depender da experiência escolar. A contribuição da instrução escolar não parece limitar-se ao uso de técnicas específicas e algoritmos, mas envolve uma habilidade mais geral para analisar e compreender as relações entre os elementos envolvidos no jogo como modelos matemáticos aplicáveis a outros conteúdos e situações.

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Biografía del autor/a

Nadja Maria Acioly

Analúcia Dias Schliemann

Publicado

1987-05-31

Cómo citar

Acioly, N. M., & Schliemann, A. D. (1987). Escolarização e conhecimento de matemática desenvolvido no contexto do jogo do bicho. Cadernos De Pesquisa, (61), 42–57. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1243

Número

Sección

Artículos