Escolarização e conhecimento de matemática desenvolvido no contexto do jogo do bicho
Keywords:
Ensino de matemática, Conceito numérico, Desenvolvimento cognitivo, EscolarizaçãoAbstract
Estudo com crianças e adultos tem demonstrado que o conhecimento matemático pode desenvolver-se independentemente do ensino escolar. No entanto, os limites e o poder desse conhecimento não são ainda conhecidos. Além disso, sua relação com a matemática formal adquirida na escola ainda não é clara O presente estudo analisou o uso e a compreensão de matemática entre cambistas do jogo do bicho que tinham de zero a 11 anos de freqüência à escola. Na primeira fase do estudo, 20 cambistas que trabalham na cidade de Recife foram observados enquanto lidavam com, pelo menos, dez clientes diferentes, calculando o valor a ser pago para várias apostas. Na segunda fase, cada um deles foi submetido a três séries de problemas semelhantes aos encontrados no trabalho, mas que envolviam números diferentes, questões formuladas diferentemente e conteúdos diferentes, e a uma entrevista sobre sua compreensão quanto aos aspectos probabilísticos e quanto à estrutura do jogo. Os resultados sugerem que, embora o conhecimento matemático possa desenvolver-se independentemente do ensino da escola o uso desse conhecimento fora das situações específicas de trabalho parece depender da experiência escolar. A contribuição da instrução escolar não parece limitar-se ao uso de técnicas específicas e algoritmos, mas envolve uma habilidade mais geral para analisar e compreender as relações entre os elementos envolvidos no jogo como modelos matemáticos aplicáveis a outros conteúdos e situações.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).