Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia
Palabras clave:
Trabalho, Magistério, Relações de gênero, Ideologia, ProfessorasResumen
Há uma histórica correlação entre o acesso de grande número de mulheres a uma ocupação, como é o caso do magistério, e a transformação desta, que se torna alvo de tentativas insistentes de maior racionalização e controle pelo Estado e pelo capital - no caso, sobre currículos e a prática docente. Originalmente com predominância masculina nos Estados Unidos e na Inglaterra, o magistério passou a ser ocupação feminina na virada do século. O exame dessa passagem mostra a imbricada interação entre as relações patriarcais e as pressões econômicas, sob a dominância da ideologia da domesticidade feminina, operando sobre o magistério: além dos requisitos para a qualificação de mestres e mestras serem diferentes, destinos eram diferentes para as recém-formadas, segundo se originassem das classes trabalhadoras ou das classes médias, embora ambas partilhassem o mesmo baixo status. A resistência das professoras primárias à desqualificação que se operava assume tanto formas “silenciosas” quanto as abertas, de organização sindical, inclusive levando mestras e ex-mestras à militância feminista. Ainda que às vezes com resultados contraditórios, esses movimentos são parte de um muito mais amplo - e ainda hoje tão necessário - no sentido de desafiar as relações patriarcais tanto em casa quanto no trabalho.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).