Descentralização e desconcentração educacional na América Latina: fundamentos e crítica

Autores/as

  • Juan Casassus

Palabras clave:

Descentralização da Educação, América Latina, Sistema de Educação

Resumen

Processos de descentralização nos sistemas educacionais estão sendo implementados em quase todos os países da América Latina, como solução para muitas das dificuldades identificadas na evolução atual desses sistemas. Por trás de aparentes consensos, tais processos apresentam inconsistências que indicam a insuficiência da conceituação teórica disponível para a reflexão sobre a complexidade de sua dinâmica. Este artigo pretende contribuir para a reflexão, em torno da questão do Estado nacional centralizador e de sua crítica, apontando as principais fontes de insatisfação com o desempenho dos aparatos educacionais. A sistematização dos processos e modalidades das diversas experiências de descentralização educacional nos países da região sugere tendências à unidade e centralização. As dificuldades que daí emergem atestam, sobretudo, a complexidade de tais processos.

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Biografía del autor/a

Juan Casassus

Publicado

1990-08-31

Cómo citar

Casassus, J. (1990). Descentralização e desconcentração educacional na América Latina: fundamentos e crítica. Cadernos De Pesquisa, (74), 11–19. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1079

Número

Sección

Artículos