Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”

Autores/as

  • Eloiza Dias Neves Universidade Federal Fluminense – Niterói

Palabras clave:

Zona Rural, Estudo de Caso, Professores, Autonomia

Resumen

Relato sobre uma escola pública rural do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional de Ensino Médio. O estudo de caso teve como objetivo entender que sentidos tem a instituição para a comunidade, o que poderia explicar o bom desempenho. Foram usadas técnicas etnográficas (observação participante, análise documental e entrevistas biográficas) e aplicados questionários, e a análise dos dados teve como referência autores da Sociologia e Antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e DaMatta. A diretora gere a escola pública como se fosse privada e supera fronteiras de uma organização burocrática. Os professores têm autonomia para realizar o trabalho, parecem possuir elevada autoestima e veem a escola de pelo menos três modos: a "escola-família", o espaço de ensino-aprendizagem e o "quintal de casa".

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Biografía del autor/a

Eloiza Dias Neves, Universidade Federal Fluminense – Niterói

Publicado

2011-08-31

Cómo citar

Neves, E. D. (2011). Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 560–580. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103

Número

Sección

Outros Temas