Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”

Autores

  • Eloiza Dias Neves Universidade Federal Fluminense – Niterói

Palavras-chave:

Zona Rural, Estudo de Caso, Professores, Autonomia

Resumo

Relato sobre uma escola pública rural do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional de Ensino Médio. O estudo de caso teve como objetivo entender que sentidos tem a instituição para a comunidade, o que poderia explicar o bom desempenho. Foram usadas técnicas etnográficas (observação participante, análise documental e entrevistas biográficas) e aplicados questionários, e a análise dos dados teve como referência autores da Sociologia e Antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e DaMatta. A diretora gere a escola pública como se fosse privada e supera fronteiras de uma organização burocrática. Os professores têm autonomia para realizar o trabalho, parecem possuir elevada autoestima e veem a escola de pelo menos três modos: a "escola-família", o espaço de ensino-aprendizagem e o "quintal de casa".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Dias Neves, Universidade Federal Fluminense – Niterói

Downloads

Publicado

31-08-2011

Como Citar

Neves, E. D. (2011). Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 560–580. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103

Edição

Seção

Outros Temas