Raça e educação: uma articulação incipiente

Autores/as

  • Regina Pahim Pinto

Palabras clave:

Crianças Negras, Material Didático, Discriminação no Ensino, Socialização, Identidade, Cultura

Resumen

Tema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regina Pahim Pinto

Publicado

1992-02-29

Cómo citar

Pinto, R. P. (1992). Raça e educação: uma articulação incipiente. Cadernos De Pesquisa, (80), 41–50. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001

Número

Sección

Artículos