Raça e educação: uma articulação incipiente
Palabras clave:
Crianças Negras, Material Didático, Discriminação no Ensino, Socialização, Identidade, CulturaResumen
Tema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).