Raça e educação: uma articulação incipiente

Auteurs-es

  • Regina Pahim Pinto

Mots-clés :

Crianças Negras, Material Didático, Discriminação no Ensino, Socialização, Identidade, Cultura

Résumé

Tema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Regina Pahim Pinto

Téléchargements

Publié-e

1992-02-29

Comment citer

Pinto, R. P. (1992). Raça e educação: uma articulação incipiente. Cadernos De Pesquisa, (80), 41–50. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001

Numéro

Rubrique

Articles