Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?
Keywords:
Infância, Alunos Residentes, CIEPs, Assistencialismo, Educação Compensatória, PobrezaAbstract
Os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, inaugurados no Rio de Janeiro a partir de 1985, apresentam um modelo de escola pública cuja característica mais marcante é o aspecto assistencial. Esse estudo analisa as relações entre educação e assistência a partir do Projeto Alunos Residentes de CIEPs. Considerando que tal projeto representa um programa de atendimento a crianças pobres, procurou-se reconstruir a história do abandono social da criança brasileira e da assistência oficial para essa infância com o objetivo de desvelar os pressupostos políticos e ideológicos que caracterizaram as políticas de atendimento. A análise do projeto privilegiou a percepção das crianças atendidas, que foram consideradas tanto como sujeitos da história, produtos de condições socialmente produzidas, quantos como sujeitos individuais, com particularidades e singularidades que a condição de "carentes" e "abandonadas" camufla e uniformiza.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).