Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?

Autores/as

  • Maria de Lourdes Sá Earp UEPG

Palabras clave:

Infância, Alunos Residentes, CIEPs, Assistencialismo, Educação Compensatória, Pobreza

Resumen

Os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, inaugurados no Rio de Janeiro a partir de 1985, apresentam um modelo de escola pública cuja característica mais marcante é o aspecto assistencial. Esse estudo analisa as relações entre educação e assistência a partir do Projeto Alunos Residentes de CIEPs. Considerando que tal projeto representa um programa de atendimento a crianças pobres, procurou-se reconstruir a história do abandono social da criança brasileira e da assistência oficial para essa infância com o objetivo de desvelar os pressupostos políticos e ideológicos que caracterizaram as políticas de atendimento. A análise do projeto privilegiou a percepção das crianças atendidas, que foram consideradas tanto como sujeitos da história, produtos de condições socialmente produzidas, quantos como sujeitos individuais, com particularidades e singularidades que a condição de "carentes" e "abandonadas" camufla e uniformiza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Sá Earp, UEPG

Publicado

1998-03-31

Cómo citar

Earp, M. de L. S. (1998). Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?. Cadernos De Pesquisa, (103), 100–122. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/732

Número

Sección

Outros Temas