Women mentoring women: Philosophy in a comparative perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531410852

Keywords:

Gender Relations, Higher Education, Philosophy

Abstract

This descriptive and quantitative study aims to highlight gender inequalities in graduate education in Brazil, with a focus on the area of Philosophy, based on the possible combinations between male and female graduate students and supervisors. Data from the Capes Catalog of Theses and Dissertations from 1991 to 2021 were analyzed, covering the Major Areas, the Humanities, and the ten areas with the fewest female authors. The study concludes that all areas with most female graduates exhibit the WSW index: women supervising at least 50% more women than men. WSW is always the case when men supervise more women than men and is absent in the ten areas with the fewest female authors. In Philosophy, men supervised more than twice as many men as women, and women supervised nearly twice as many men as women.

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Author Biographies

Carolina Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora titular do departamento de Filosofia da UFRJ, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), cientista do Nosso Estado (Faperj) e diretora da Cátedra “Quantas Filósofas?” no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE).

Marcos Fanton, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS), Brasil

Professor adjunto da UFSM. Atua como professor permanente e coordenador do programa de pós-graduação em Filosofia da UFSM. Possui graduação em Direito na PUCRS e mestrado e doutorado em Filosofia na mesma universidade. Atualmente, pesquisa na área de filosofia social e política, com ênfase em teorias da justiça e na relação entre desigualdades sociais e saúde.

Fernando de Sá Moreira-Zau, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil

Professor do programa de pós-graduação em Filosofia da UFF. Pesquisa atualmente o pensamento do filósofo africano Anton Wilhelm Amo e as relações étnico-raciais na Filosofia. 

Hugo Ribeiro Mota, University of Oslo (UiO), Oslo, Noruega

Doutor em Filosofia pela UiO, Noruega. Desenvolve pesquisas na área de epistemologia social com ênfase em desacordos profundos e estudos de paz e conflito.

Mitieli Seixas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS), Brasil

Professora adjunta do departamento de Filosofia e do programa de pós-graduação em Filosofia da UFSM. É docente orientadora do subprojeto Filosofia no PIBID/UFSM e coordenadora da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil). Coordena o "Émilie: Grupo de pesquisa e tradução". Em 2021, recebeu o Prêmio Elisabeth da Bohemia (Universität Paderborn, Alemanha). 

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil

Professora adjunta do departamento de Nutrição e coordenadora do programa de pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, suas atividades são na área da saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, epidemiologia social, ambiente alimentar e revisões sistemáticas e meta-análises. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, nível 2.

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Published

2025-04-14

How to Cite

Araújo, C., Fanton, M., Moreira-Zau, F. de S., Mota, H. R., Silva, M. S. da, & Canuto, R. (2025). Women mentoring women: Philosophy in a comparative perspective. Cadernos De Pesquisa, 55, e10852. https://doi.org/10.1590/1980531410852

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Articles