Erasmus+: Um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Erasmus , Educação, Inovação Pedagógica, Competências

Resumo

A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões prelimi-nares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.

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Biografia do Autor

Filipa Pereira Araújo, Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, Portugal

Aluna de Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É professora do ensino básico e secundário, no Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga. Desde 2015, com mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e, desde 2008, com mestrado em Informática pela Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, do Porto.

Cristina Palmeirão, Universidade Católica Portuguesa (UCP), Porto, Portugal

Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Desde 2009 participa, no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação, como Perita Externa. É autora e coautora de diversas publicações (inter)nacionais, participando como oradora e formadora em diversos seminários.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Araújo, F. P., & Palmeirão, C. . (2023). Erasmus+: Um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica. Cadernos De Pesquisa, 53, e09778. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9778

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho