O abandono do trabalho pedagógico na educação física do Novo Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Reforma da Educação, Mundo do Trabalho, Educação Física

Resumo

Sob a perspectiva do mundo do trabalho, são analisadas neste artigo as implicações das atuais reformas educacionais no desenvolvimento do trabalho pedagógico em educação física no Novo Ensino Médio. A produção de dados assentou-se em um estudo descritivo com análise dialética das recentes políticas educacionais. A análise está organizada em dois momentos: apresentou- -se o entendimento de trabalho pedagógico e situou-se o trabalho pedagógico na educação física; prospectou-se o abandono do trabalho pedagógico do componente no novo currículo no escopo do projeto dominante de sociedade. Concluiu-se que o trabalho pedagógico na educação física no Novo Ensino Médio encontra-se comprometido, em razão da reestruturação do mundo do trabalho com mediações das reformas educacionais.

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Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS), Brasil

Licenciado e Mestre em Educação Física; Doutorando em Educação na UFSM; Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi (RS); Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - Kairós/UFSM.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria (RS), Brasil

Doutora em Educação; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM; Pesquisadora-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - KAIRÓS/UFSM.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Scapin, G. J., & Ferreira, L. S. (2022). O abandono do trabalho pedagógico na educação física do Novo Ensino Médio. Cadernos De Pesquisa, 52, e09413. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9413

Edição

Seção

Políticas Públicas, Avaliação e Gestão