Gênero e pré-escola: experiências e estratégias de homens educadores de infância

Autores

  • Maria Helena Santos Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, CIS-Iscte, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7708-4634
  • Eduardo Ferreira Cruz Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6519-3814
  • António Manuel Marques Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Investigação Interdisciplinar Aplicada em Saúde (CIIAS), Setúbal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0200-8976

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Relações De Gênero, Homem, Masculinidade

Resumo

Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.

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Biografia do Autor

Maria Helena Santos, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, CIS-Iscte, Lisboa, Portugal

Maria Helena Santos concluiu o seu doutoramento em Psicologia Social e Organizacional no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa em 2011. Atualmente é investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), Portugal. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos estudos de género e nas medidas de ação afirmativa em contextos profissionais marcadamente femininos e masculinos.

Eduardo Ferreira Cruz , Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal

Eduardo Ferreira Cruz concluiu o seu Mestrado em Psicologia Social e das Organizações em 2020 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL), Portugal. Os seus interesses de investigação estão centrados nos estudos de gênero, particularmente nos contextos profissionais em que a representação masculina é escassa.

António Manuel Marques, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Investigação Interdisciplinar Aplicada em Saúde (CIIAS), Setúbal, Portugal

António Manuel Marques, Doutorado em Psicologia Social e Organizacional no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Docente do Ensino Superior Politécnico e investigador no CIIAS - Centro Interdisciplinar de Investigação Aplicada em Saúde. Áreas de investigação: género, masculinidade, sexualidade, saúde e mudança comportamental em saúde.

 

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Santos, M. H., Cruz, E. F. ., & Marques, A. M. . (2022). Gênero e pré-escola: experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos De Pesquisa, 52, e08974. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8974

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo