Interseccionalidades e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Marcos Cezar de Freitas Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0003-1050-415X
  • Larissa Xavier dos Santos Educinep: Educação Inclusiva na Escola Pública, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-5792-6504

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Etnografia, Relações Raciais

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar que, nas pesquisas sobre a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas, as interseccionalidades com questões de gênero, raça, classe social e etnia são fundamentais. A análise foi conduzida com base nesse pressuposto, considerado aqui estruturante da educação inclusiva. Para levar a efeito uma narrativa que validasse esse pressuposto, metodologicamente foram utilizadas informações obtidas em longos esforços etnográficos com adultos que acompanham crianças registradas como público-alvo da educação especial em suas respectivas escolas. A conclusão a que chegamos foi a de que, sem criticar os enquadramentos de gênero, raça e classe que presenciamos, as corporalidades em questão não teriam sido analisadas em perspectiva inclusiva.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.

Larissa Xavier dos Santos, Educinep: Educação Inclusiva na Escola Pública, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora colaboradora do Projeto EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública.

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Publicado

11-05-2021

Como Citar

Freitas, M. C. de, & dos Santos, L. X. (2021). Interseccionalidades e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva . Cadernos De Pesquisa, 51, e07896. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7896

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo