Autoridade da ciência e crítica à tradição: a educação pública em John Dewey

Autores

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS), Brasil

Palavras-chave:

Ciência, Crença, Educação pública, Democracia

Resumo

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020]. Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

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Biografia do Autor

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS), Brasil

Faculdade de Educação - FAED

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU

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Publicado

08-09-2021

Como Citar

Dalbosco, C. A. (2021). Autoridade da ciência e crítica à tradição: a educação pública em John Dewey. Cadernos De Pesquisa, 51, e07834. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7834

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional