Diagnósticos psicossociais de crianças e adolescentes na FEBEM de São Paulo

Autores

  • Rita de Cássia Pereira Lima PUC-SP

Palavras-chave:

FEBEM-SP, Castel, Robert, Interdisciplinaridade, Diagnóstico, Relações Sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre como os profissionais das equipes da FEBEM-SP elaboram diagnósticos psicossociais que definem a situação das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Será enfatizado o papel ambíguo, arbitrário e ineficiente dessa tarefa técnica dentro dos dispositivos jurídico-institucionais de atendimento socioeducativo a esses indivíduos. O referencial teórico privilegia um enfoque sociológico dos diagnósticos a partir dos trabalhos de Robert Castel, para em seguida abordar as práticas diagnósticas com base na teoria interacionista do desvio e no estudo das representações. Essa análise será ilustrada pelos discursos dos profissionais das equipes, em que os diagnósticos aparecem relacionados às idéias que eles fazem da criança e do adolescente, da FEBEM e da sua própria prática. No seu conjunto, esse texto explicita a fragilidade dos relatórios escritos, decorrente do funcionamento institucional e da subjetividade dos especialistas, dificultando a melhora da qualidade do atendimento da FEBEM-SP.

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Publicado

30-11-1999

Como Citar

Lima, R. de C. P. (1999). Diagnósticos psicossociais de crianças e adolescentes na FEBEM de São Paulo. Cadernos De Pesquisa, (108), 161–181. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/672

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