Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória

Autores

  • Elba Siqueira de Sá Barretto Fundação Carlos Chagas
  • Eleny Mitrulis FE/USP

Palavras-chave:

História da Educação, Brasil, Currículos, Reforma do Ensino, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo se propõe a evidenciar algumas características presentes em muitos dos ensaios de implantação dos ciclos escolares no país, bem como as justificativas para a sua adoção. Assim o faz por entender que o domínio das representações e da cultura, bem como o das fundamentações teóricas e das razões políticas que compõem as justificativas é um dos mais significativos na constituição das múltiplas determinações das reformas educacionais. São revisitados alguns textos antológicos da História da Educação Brasileira que situam a discussão em décadas passadas, bem como registradas iniciativas de adoção dos ciclos em diferentes períodos e em espaços diversos, recuperando-se inclusive dados de pesquisa sobre as propostas curriculares dos estados e de alguns municípios, vigentes entre 1985 e 1995.

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Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto, Fundação Carlos Chagas

Eleny Mitrulis, FE/USP

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Publicado

30-11-1999

Como Citar

Barretto, E. S. de S., & Mitrulis, E. (1999). Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cadernos De Pesquisa, (108), 27–48. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/665

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