Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticas

Autores

  • Renata Porcher Scherer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Camaquã (RS), Brasil http://orcid.org/0000-0003-2331-1453

Palavras-chave:

Ensino, Educação Básica, Documento Histórico, Brasil

Resumo

Tendo a docência brasileira como objeto de pesquisa, a partir de uma perspectiva histórica, o presente artigo procura responder ao seguinte questionamento: quais práticas podem ser descritas acerca da docência brasileira na literatura pedagógica da segunda metade do século XX? Realiza-se uma análise documental de três obras de importante impacto na literatura educacional e propõe-se um breve exercício analítico, que, longe de esgotar tais fontes documentais, busca mapear algumas pistas acerca das concepções de pesquisa sobre a docência na educação básica que predominaram no Brasil. Assim, são mapeadas três tendências que compuseram (e ainda compõem) as pautas da pesquisa acadêmica nesse período, quais sejam: na década de 1960, as articulações entre docência e tradicionalismo; na década de 1980, os debates em torno da competência técnica e do compromisso político; e nos anos 1990, a centralidade na prática dos professores.

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Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Camaquã (RS), Brasil

Doutora e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

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Publicado

18-11-2019

Como Citar

Scherer, R. P. (2019). Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticas. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 274–293. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6535

Edição

Seção

Artigos