Foucault e a análise do discurso em educação

Autores

  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Foucault, M., Pesquisa Educacional, Discurso

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

30-11-2001

Como Citar

Fischer, R. M. B. (2001). Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos De Pesquisa, (114), 197–223. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/591

Edição

Seção

Outros Temas