Um panorama das ações afirmativas em universidades federais do sudeste brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Equidade, Acesso ao Ensino Superior

Resumo

A temática deste artigo relaciona-se ao acesso e à permanência de estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior. O objetivo é fornecer um quadro amplo em relação ao tratamento das políticas de ações afirmativas nas universidades federais da região Sudeste do Brasil. Foi analisado um repertório amplo e variado de documentos oficiais de 19 universidades federais dessa região. Após a análise e organização dos dados, três categorias foram construídas: ingresso, auxílios pós-ingresso e programas pedagógicos de permanência. Os resultados indicam que uma compreensão mais ampla sobre o tratamento das políticas afirmativas é um ponto-chave para que as mesmas atinjam seus objetivos, principalmente no que tange à permanência dos estudantes beneficiados.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas (MG), Brasil

Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação

Educação Matemática 

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Silva, G. H. G. da. (2019). Um panorama das ações afirmativas em universidades federais do sudeste brasileiro. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 184–207. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5665

Edição

Seção

Artigos