Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Infraestrutura Escolar, Indicadores Educacionais, Desigualdades Escolares, Ensino Fundamental

Resumo

Apresentamos um conjunto de indicadores para avaliar a infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental brasileiras. Partimos do pressuposto de que a infraestrutura é um construto complexo, o que justifica a sua avaliação por múltiplas dimensões. Utilizamos os dados do Censo Escolar da Educação Básica e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2013 e 2015. Os resultados apontam para melhora da infraestrutura no período, mas os padrões de desigualdade conhecidos da literatura se repetem. As escolas rurais, pequenas, municipais, do Norte e Nordeste têm médias mais baixas em todos os indicadores. Também verificamos associação de mesmo sentido dos indicadores de infraestrutura com o nível socioeconômico e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

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Biografia do Autor

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG. Líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).

Flavia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (Decae) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede).

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Alves, M. T. G., & Xavier, F. P. (2018). Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 708–746. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5455

Edição

Seção

Artigos