Gastos educacionais e desempenho escolar: limites e possibilidades de uma abordagem

Autores

  • Fernando Vizotto Galvão Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

educação, escola, despesas, desempenho escolar

Resumo

Este artigo trata de alguns dos limites das pesquisas que exploram a relação entre gastos e resultados educacionais com base em dados agregados, assim como das possibilidades de avanço associadas ao uso de informações de gastos no nível da escola. Tendo em vista tais possibilidades, são elencadas abordagens para a construção da informação de gasto no nível das escolas, abordagens essas que, em geral, propõem que os gastos sejam agregados segundo atividades desenvolvidas pelas escolas. Considerando os resultados de duas pesquisas que usam dados de gasto no nível da escola, pode-se notar a superação de alguns dos limites dos trabalhos baseados em dados agregados, como, por exemplo, a possibilidade de identificar
que gastos com diferentes atividades escolares guardam relações diversas com o desempenho.

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Biografia do Autor

Fernando Vizotto Galvão, Universidade de São Paulo

Fernando Vizotto Galvão

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Especialista em Políticas Públicas no Governo do Estado de São Paulo.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Galvão, F. V. (2019). Gastos educacionais e desempenho escolar: limites e possibilidades de uma abordagem. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 10–33. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5332

Edição

Seção

Artigos