Formação Pedagógica para não licenciados: a implementação por uma universidade federal

Autores

Palavras-chave:

programas de formação, formação de professores, política educacional

Resumo

Analisa-se, neste artigo, como os dispositivos jurídicos que versam sobre os “Programas de Formação Pedagógica para não licenciados” se corporificam no decorrer de sua implementação por uma universidade federal. Para tanto, foram analisadas normativas internas produzidas pela universidade regulamentando tal modalidade formativa, além dos “Projetos de Abertura” e “Relatórios de Avaliação Final” de 19 turmas implementadas no decorrer dos anos de 2011 a 2017. A partir dessa análise, concluiu-se que a implementação desenvolvida pela instituição se distancia de prescrições apresentadas pelos dispositivos jurídicos vigentes e de evidências levantadas pela literatura que versa sobre o conhecimento especializado do professor.

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Biografia do Autor

Marlova Estela Caldatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Caldatto, M. E. (2019). Formação Pedagógica para não licenciados: a implementação por uma universidade federal. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 60–84. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5331

Edição

Seção

Artigos