Literatura e formação: notas sobre o lugar do literário nas instituições de ensino

Autores

  • André Cechinel Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc –, Criciúma (SC), Brasil

Palavras-chave:

Literatura, Formação, Leitor, Instituições de Ensino

Resumo

Este ensaio propõe-se a discutir o lugar formativo da literatura num momento em que sua presença institucional se vê precarizada por discursos utilitários característicos da cultura de mercado. Para tanto, o argumento divide-se em dois momentos: primeiro, são discutidos alguns dos abalos teóricos sofridos pela literatura no último século e que fragilizaram os dispositivos que antes justificavam sua presença no âmbito formativo; a seguir, o ensaio indica a necessidade de revisitar as categorias de “obra”, “leitor” e “tradição” como modo de estabelecer um funcionamento de fato “formativo” para o espaço institucional da literatura. Se o nosso tempo se caracteriza pela aceleração dos objetos, as noções de “obra”, “leitor” e “tradição” podem operar como contrapontos capazes de interromper o fluxo contínuo das coisas, ditando uma outra temporalidade para os estudos literários.

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Biografia do Autor

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc –, Criciúma (SC), Brasil

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Cechinel, A. (2018). Literatura e formação: notas sobre o lugar do literário nas instituições de ensino. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 356–373. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4850

Edição

Seção

Artigos