Do governo à governança: permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na educação

Autores

  • Zara Figueiredo Tripodi Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP –, Ouro Preto (MG), Brasil
  • Sandra Zákia Sousa Universidade de São Paulo – USP –, São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Gestão, Governança, Rivatização do Ensino

Resumo

Apresenta-se a noção de permeabilidade como categoria analítica que auxilia o exame de dinâmicas de privatização presentes em iniciativas atuais na educação básica. O conceito de permeabilidade refere-se aqui à natureza de padrões relacionais forjados na implementação de políticas educacionais. Assim, examinam-se dois movimentos que se realizam concomitantemente: de um lado, iniciativas do poder público de assimilar e adaptar conhecimentos desenvolvidos no setor privado; de outro, a transferência de prestação de serviços públicos para instituições privadas. Sistematizam-se aportes da literatura que contribuem para a compreensão da ampla gama de regimes de regulação. À luz desses subsídios, são mencionadas iniciativas que ilustram alterações nos modos de gerenciar e prover a educação básica.

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Biografia do Autor

Zara Figueiredo Tripodi, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP –, Ouro Preto (MG), Brasil

Graduada em letras e pedagogia, com mestrado em letras e doutorado em educação, pela FEUSP, na área de Estado, Sociedade e Educação, com período sanduíche na Bristol University. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos da Metrópole(USP)/CEBRAP.

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Tripodi, Z. F., & Sousa, S. Z. (2018). Do governo à governança: permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na educação. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 228–253. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4800

Edição

Seção

Artigos