Ética, justiça e educação sob o enfoque da alteridade

Autores

  • Mauricio João Farinon Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc –, Joaçaba (SC), Brasil

Palavras-chave:

Educação, Ética, Alteridade, Multiculturalismo

Resumo

Com o objetivo de fundamentar e justificar a alteridade como princípio ético, este texto filia-se à matriz teórica de Amartya Sen, a partir da teoria multicultural, e de Emmanuel Levinas, com a teoria da alteridade. Primeiramente é abordado o princípio alteridade, por meio do conceito de justiça em sua origem nos critérios de incomparabilidade, identidade dinâmica e terceiro incluído. Em segundo lugar, defende-se que a efetivação da justiça ocorre a partir dos sensos de proximidade e responsabilidade, postos como princípio e característica da relação interpessoal inicial. Finalizando o artigo, são pontuados alguns sentidos e desafios que o princípio alteridade representa para a educação, destacando a formação ética, a sensibilidade, a razoabilidade e a fecundidade.

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Biografia do Autor

Mauricio João Farinon, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc –, Joaçaba (SC), Brasil

Mestre em Filosofia e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. 

Professor do curso de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e da área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF)

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Farinon, M. J. (2018). Ética, justiça e educação sob o enfoque da alteridade. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 204–224. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4687

Edição

Seção

Tema em Destaque - Alteridade e Educação