O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise

Autores

  • Luís António Umbelino Universidade de Coimbra – UC, Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Humanidades, Crise, Texto, Narrativa

Resumo

O objetivo do presente trabalho é meditar sobre o lugar do ensino das Humanidades no contexto de um modelo cultural em que predomina uma narrativa da utilidade e rentabilidade económicas. O principal eixo do trabalho é orientado por um questionamento: o que resta pensar quando “pensar sobre as Humanidades” se torna uma tarefa de resistência? O desenvolvimento da análise procurará testar a seguinte tese: há um “preço pesado” a pagar pelo recuo do espaço das Humanidades; esse preço é económico, político, cívico, democrático e antropológico. Resta formular a questão de saber o que fazer para obstar a tal “pesado” pagamento. Na via de uma tentativa de resposta, proporemos uma consideração de alguns aspetos do modo como P. Ricoeur (1983, 1986, 1988, 1998, 2000) recupera conceitos centrais do pensamento de R. Koselleck (1990).

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Referências

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Umbelino, L. A. (2018). O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 192–202. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4666

Edição

Seção

Tema em Destaque - Alteridade e Educação