O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise
Palavras-chave:
Humanidades, Crise, Texto, NarrativaResumo
O objetivo do presente trabalho é meditar sobre o lugar do ensino das Humanidades no contexto de um modelo cultural em que predomina uma narrativa da utilidade e rentabilidade económicas. O principal eixo do trabalho é orientado por um questionamento: o que resta pensar quando “pensar sobre as Humanidades” se torna uma tarefa de resistência? O desenvolvimento da análise procurará testar a seguinte tese: há um “preço pesado” a pagar pelo recuo do espaço das Humanidades; esse preço é económico, político, cívico, democrático e antropológico. Resta formular a questão de saber o que fazer para obstar a tal “pesado” pagamento. Na via de uma tentativa de resposta, proporemos uma consideração de alguns aspetos do modo como P. Ricoeur (1983, 1986, 1988, 1998, 2000) recupera conceitos centrais do pensamento de R. Koselleck (1990).
Downloads
Referências
KOSELLECK, Reinhart. Le futur passé, contribution à la sémantique des temps historiques. Paris: EHESS, 1990.
NUSSBAUM, Martha. Not for profit. Why democracy needs the Humanities. Princeton: Princeton University Press, 2010.
PORTOCARRERO, Maria Luísa. Horizontes da hermenêutica em Paul Ricoeur. Coimbra: Ariadne, 2005.
PORTOCARRERO, Maria Luísa. Narrativa e configuraçao de identidades em Paul Ricoeur. In: HENRIQUES, Fernanda (Coord.). A filosofia de Paul Ricoeur: temas e percurso. Coimbra: Ariadne, 2006. p. 269-283.
POSTMAN, Neil. O fim da educação. Lisboa: Relógio d’Água, 2002.
RICOEUR, Paul. Temps et récit I. Paris: Seuil, 1983.
RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Essais d’herméneutique II. Paris: Seuil, Points Essais, 1986.
RICOEUR, Paul. La crise: un phénomene spécifiquement moderne? Revue de Théologie et de Philosophie, Lausanne, n. 120, 1988.
RICOEUR, Paul. La crise de la conscience historique et l’Europe. In: ALVES, Joao Lopes (Coord.). Ética e o futuro da democracia. Lisboa: Colibri, Sociedade Portuguesa de Filosofia, 1998. p. 29-35. (Actas e Colóquios).
RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oublie. Paris: Seuil, 2000.
et récit I. Paris: Seuil, 1983
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).