O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise

Autores

  • Luís António Umbelino Universidade de Coimbra – UC, Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Humanidades, Crise, Texto, Narrativa

Resumo

O objetivo do presente trabalho é meditar sobre o lugar do ensino das Humanidades no contexto de um modelo cultural em que predomina uma narrativa da utilidade e rentabilidade económicas. O principal eixo do trabalho é orientado por um questionamento: o que resta pensar quando “pensar sobre as Humanidades” se torna uma tarefa de resistência? O desenvolvimento da análise procurará testar a seguinte tese: há um “preço pesado” a pagar pelo recuo do espaço das Humanidades; esse preço é económico, político, cívico, democrático e antropológico. Resta formular a questão de saber o que fazer para obstar a tal “pesado” pagamento. Na via de uma tentativa de resposta, proporemos uma consideração de alguns aspetos do modo como P. Ricoeur (1983, 1986, 1988, 1998, 2000) recupera conceitos centrais do pensamento de R. Koselleck (1990).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KOSELLECK, Reinhart. Le futur passé, contribution à la sémantique des temps historiques. Paris: EHESS, 1990.

NUSSBAUM, Martha. Not for profit. Why democracy needs the Humanities. Princeton: Princeton University Press, 2010.

PORTOCARRERO, Maria Luísa. Horizontes da hermenêutica em Paul Ricoeur. Coimbra: Ariadne, 2005.

PORTOCARRERO, Maria Luísa. Narrativa e configuraçao de identidades em Paul Ricoeur. In: HENRIQUES, Fernanda (Coord.). A filosofia de Paul Ricoeur: temas e percurso. Coimbra: Ariadne, 2006. p. 269-283.

POSTMAN, Neil. O fim da educação. Lisboa: Relógio d’Água, 2002.

RICOEUR, Paul. Temps et récit I. Paris: Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Essais d’herméneutique II. Paris: Seuil, Points Essais, 1986.

RICOEUR, Paul. La crise: un phénomene spécifiquement moderne? Revue de Théologie et de Philosophie, Lausanne, n. 120, 1988.

RICOEUR, Paul. La crise de la conscience historique et l’Europe. In: ALVES, Joao Lopes (Coord.). Ética e o futuro da democracia. Lisboa: Colibri, Sociedade Portuguesa de Filosofia, 1998. p. 29-35. (Actas e Colóquios).

RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oublie. Paris: Seuil, 2000.

et récit I. Paris: Seuil, 1983

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Umbelino, L. A. (2021). O fim das humanidades: ensino e aprendizagem em época de crise. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 192–202. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4666

Edição

Seção

Tema em Destaque - Alteridade e Educação