Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998

Autores

  • Alda Junqueira Marin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Geraldo Silveira Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria das Mercês Ferreira Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Escolas, Pesquisas, Estudante Pós-Graduado, Professores

Resumo

Este artigo procura analisar as principais tendências de investigação das dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos programas brasileiros de pós-graduação em educação, no período de 1981 a 1998. Para tanto, selecionamos teses, dissertações e artigos de periódicos que procuraram investigar a escola básica contemporânea por meio de quatro entradas: escola, saberes, professores e alunos. Mediante protocolo com 17 questões, pudemos mapear, organizar e analisar os seus conteúdos, o campo empírico e as características das investigações. Os principais achados dizem respeito à regularidade da distribuição no tempo e entre os quatro campos temáticos, à grande incidência de estudos sobre o ensino fundamental, à alta concentração da produção no eixo Sul-Sudeste e em orientadores experientes e à precariedade dos resumos em termos de informações sobre o campo empírico e as características das investigações utilizadas.

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Biografia do Autor

Alda Junqueira Marin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

José Geraldo Silveira Bueno, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria das Mercês Ferreira Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

30-04-2005

Como Citar

Marin, A. J., Bueno, J. G. S., & Sampaio, M. das M. F. (2005). Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 171–199. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/426

Edição

Seção

Outros Temas