Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998

Auteurs-es

  • Alda Junqueira Marin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Geraldo Silveira Bueno Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria das Mercês Ferreira Sampaio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

Escolas, Pesquisas, Estudante Pós-Graduado, Professores

Résumé

Este artigo procura analisar as principais tendências de investigação das dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nos programas brasileiros de pós-graduação em educação, no período de 1981 a 1998. Para tanto, selecionamos teses, dissertações e artigos de periódicos que procuraram investigar a escola básica contemporânea por meio de quatro entradas: escola, saberes, professores e alunos. Mediante protocolo com 17 questões, pudemos mapear, organizar e analisar os seus conteúdos, o campo empírico e as características das investigações. Os principais achados dizem respeito à regularidade da distribuição no tempo e entre os quatro campos temáticos, à grande incidência de estudos sobre o ensino fundamental, à alta concentração da produção no eixo Sul-Sudeste e em orientadores experientes e à precariedade dos resumos em termos de informações sobre o campo empírico e as características das investigações utilizadas.

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Alda Junqueira Marin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

José Geraldo Silveira Bueno, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria das Mercês Ferreira Sampaio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publié-e

2005-04-30

Comment citer

Marin, A. J., Bueno, J. G. S., & Sampaio, M. das M. F. (2005). Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 171–199. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/426

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