Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente

Autores

  • Eric Ferdinando Kanai Passone Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – LEPSI IP/FE – do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Psicanálise, Fracasso Escolar, Formação de Professores

Resumo

Este artigo propõe refletir acerca da relação entre a Psicanálise e a Educação enquanto campo de saber produzido por meio da práxis educativa. O saber subjetivo implicado com o ato educativo e os laços sociais produzidos no cotidiano escolar são dimensões estruturantes à prática e à formação do profissional da educação, no que tange à relação do sujeito com o desejo e o saber. Em contraste à tradicional visão da psicologia “aplicada à Educação”, certa leitura da Psicanálise tem contribuído para pensarmos os laços sociais produzidos em nome da Educação, caminho aberto para refletirmos a implicação do sujeito na formação e profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Ferdinando Kanai Passone, Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – LEPSI IP/FE – do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Atualmente é pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP/FEUSP, em que desenvolve pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2015), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière, tendo como campo de estudo e pesquisa o educar, as políticas educacionais e a avaliação. Principais áreas de atuação: psicanálise, psicologia educacional, psicologia social, políticas educacionais, pesquisa-ação, planejamento e avaliação de políticas públicas, direitos humanos e cidadania.

Referências

ARROYO, Michel. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em aberto, Brasília, v. 11, n. 53, p. 46-53, jan./mar. 1992.

BECKETT, Samuel. Companhia & outros textos. Rio de Janeiro: Globo, 2012.

BIRMAN, Joel. O sujeito da diferença e da multidão. Ide: psicanálise e cultura, São Paulo, v. 36, n. 57, p. 25-40, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La réproduction: éléments pour une théorie du sistème d’enseignement. Paris: Minuit, 1970.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas. História da psicologia: pesquisa, formação e ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: . Acesso em jun. 2015.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000a.

CHARLOT, Bernard. Práticas linguageiras e fracasso escolar. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 124-133, 2000b.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.

ENRIQUEZ, Eugene. Da horda ao estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena S. Introdução à psicologia do escolar. São Paulo: Queiroz, 1981.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XVIII, p. 79-156. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de 1921.

FREUD, Sigmund. Análise terminável e interminável. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XXIII, p. 225-274. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de 1937.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2000.

GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, v. 18, n. 1, p. 10-32, 2012.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Introdução à metapsicologia freudiana. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

GORI, Roland. La fabrique des imposteurs. Paris: Les Liens Qui Liberent, 2013.

GRAMSCI, Antonio. A concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1970.

JERUSALINSKY, Alfredo. Psicanálise e desenvolvimento infantil: um enfoque transdisciplinar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.

KUPFER, Maria Cristina. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2007.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 1, escritos técnicos de Freud 1953-1954. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LACAN, Jacques. Le Séminaire XIV, La logique du fantasme 1966-1967. Paris, s.d. Versão estabelecida por Patrick Valas. Disponível em: <http://www.valas.fr/IMG/pdf/S14_LOGIQUE.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2014.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 17, o avesso da psicanálise 1969-1970. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

LACAN, Jacques. O Seminário livro 20, Mais, ainda 1972-1973. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

LACAN, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise 1953. In: LACAN, L. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 238-324.

LEBRUN, Jean-Pierre. O mal-estar na subjetivação. Porto Alegre: CMC, 2010.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (Psico)Pedagógica. Escritos de psicanálise e educação. São Paulo: Vozes, 1999.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Vozes, 2010a.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: para uma clínica do aprender. 15. ed. revisada. São Paulo: Vozes, 2010b.

MACÊDO, Luciola Freitas. O fracasso do sentido em psicanálise. Opção Lacaniana on-line nova série, v. 3, n. 8, jul. 2012.

MANNONI, Maud. Educação impossível. Lisboa: Moraes, 1976.

MELMAN, Charles. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003.

MILLER, Jacques-Alain. Intuições milanesas. Opção Lacaniana, ano 2, n. 5, p. 1-15, 2011.

MILLER, Jacques-Alain; MILNER, Jean Claude. Você quer mesmo ser avaliado? Barueri: Manole, 2006.

OTTAVI, Dominique. L’expérience quotidienne de l’enfant. Bruxelles: Yapaka.br, 2009.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 53-70, jan./abr. 2013.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 44, p. 424-448, abr./jun. 2014.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Produção do fracasso escolar e o furor avaliativo: o sujeito resiste? Estilos da clínica. São Paulo, v. 20, n. 3, p. 400-421, dez. 2015a. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mar. 2017.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Notas psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 185-202, jan./mar. 2015b.

PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia do escolar. São Paulo: Queiroz, 1981.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. Quem come as uvas verdes dos excessos pulsionais na transmissão? In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DO LEPSI, 10.; “CRIANÇAS PÚBLICAS, ADULTOS PRIVADOS”;

CONGRESSO DA RUEPSY – REDE UNIVERSITÁRIA INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE, 5.; CONGRESSO BRASILEIRO DA REDE INFEIES, 1., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2014.

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA REFORMA EDUCATIVA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE − PREAL. Saindo da Inércia? Boletim da Educação no Brasil. Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.preal.org.br/>. Acesso em: 25 out. 2010.

ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 7-40, jul. 1999.

ROSENTHAL, R.; JACOBSON, L. Profecias autorrealizadoras em sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da competência intelectual. In: PATTO, M. H. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Queiroz, 1981. p. 258-95.

VOLTOLINI, Rinaldo (Org.). Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta, 2014.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

Passone, E. F. K. (2017). Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente. Cadernos De Pesquisa, 47(164), 688–714. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3772

Edição

Seção

Artigos