O Catecismo de Montpellier e a educação da criança no Brasil Imperial

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil; Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Palavras-chave:

Catecismos, Educação, Brasil, Século XIX

Resumo

Partindo da hipótese que os catecismos católicos, na interpretação dada ao Quarto Mandamento, colocavam em circulação representações sobre a educação da criança pela família, o objetivo deste artigo é identificar como tal educação era concebida no Catecismo de Montpellier, a fim de compreender de que modo ela servia aos interesses do Estado Regalista no Brasil Imperial.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – da Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil; Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor em Educação. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná na linha de História e Historiografia da Educação. Pesquisador do NEPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Anjos, J. J. T. dos. (2016). O Catecismo de Montpellier e a educação da criança no Brasil Imperial. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1028–1048. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3725

Edição

Seção

Artigos