Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade

Autores

  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará – Uece -, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Manuela Fonseca Grangeiro Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa

Resumo

O estudo discute a temática bricolagem científica em pesquisas na área de educação, promovendo reflexões com suporte na experiência de doutorandas com o rigor, a complexidade e a interdisciplinaridade que ponderam essa abordagem na produção do conhecimento científico sobre formação de professores. O referencial teórico-metodológico e a análise de dados oriundos da pesquisa qualitativa forneceram suporte para a discussão. A entrevista semiestruturada foi utilizada como principal técnica. Percebeu-se que as entrevistadas concebem a bricolagem científica como um desafio, ao mesmo tempo que entendem ser essa a alternativa propulsora da criatividade do pesquisador. Reconhecem, ainda, que se tornar um cientista bricoleur exige tempo, rigor e aprofundamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil

Professora da Universidade Regional do Cariri – Urca –, Crato, Ceará, Brasil

 

 

 

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Pedagogia - Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro (1972), mestrado em Filosofia - Université de Montréal, Canada (1964), graduação em Teologia Pastoral - Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil (1969), mestrado em Educação - Cornell University (1976), e doutorado em Educação - Cornell University, USA (1979). Pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC).Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e política educacional.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará – Uece -, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (1990). Psicóloga da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação inclusiva, desenvolvimento, trabalho

Manuela Fonseca Grangeiro, Universidade Estadual do Ceará – Uece –, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, possui Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza e graduação no Programa Especial de Formação Pedagógica-Esquema I, e especialização em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará, com Formação em Biodança. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estágio, formação de professores, didática e prática de ensino e orientação de monografia nas áreas de educação e afins.

 

Referências

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

BORBA, Sérgio da Costa. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BORBA, Sérgio da Costa (Org.). Reflexões em torno da abordagem

multirreferencial. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

BOUFLEUR, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa

qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DURAND, Gilbert. Multidisciplinaridades e heurística. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GAMBOA, Sílvio S. Tendências de pesquisa em educação: um enfoque epistemológico. In:

GAMBOA, Sílvio S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argus, 2012.

HENNING, Paula Corrêa. Profanando a ciência: relativizando seus saberes, questionando suas

verdades. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 7, n. 2, p. 158-184, jul./dez. 2007.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KINCHELOE, Joe L.; McLAREN, Peter. Repensando a teoria crítica e a pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LAPASSADE, Georges. Da multirreferencialidade como “bricolagem”. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

MACEDO, Roberto Sidnei. Por uma epistemologia multirreferencial e complexa nos meios

educacionais. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Org.). Reflexões em torno da abordagem

multirreferencial. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Rodrigues, C. S. D., Therrien, J., Falcão, G. M. B., & Grangeiro, M. F. (2016). Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 966–982. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3720

Edição

Seção

Artigos