Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Pós-Graduação, Avaliação, Periódicos

Resumo

 

O artigo problematiza o argumento de que o produtivismo acadêmico seria a causa primordial dos males que afetam a produção da pesquisa. Considera-se que a expressão se relaciona diretamente à política de avaliação da pesquisa que valoriza apenas a quantificação de produtos, atentando-se aos cuidados para evitar o seu emprego de forma genérica e imprecisa. Em seguida, trata-se da prática da publicação em periódicos. Na história da imprensa e na história da ciência prevalecem os interesses econômicos e a hegemonia das editoras acadêmicas comerciais, o que interfere na definição de políticas de publicação e de avaliação, bem como no aumento dos custos de produção e na autonomia dos periódicos. Finalmente, enfoca-se a qualidade das pesquisas, identificando questões históricas, interesses de grupos e problemas nos processos de avaliação no interior dos programas de pós-graduação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moysés Kuhlmann Jr., Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil Unisantos - Universidade Católica de Santos

Pesquisador da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor da Universidade Católica de Santos – Unisantos, Santos, São Paulo, Brasil

Referências

BANKS, David. Starting science in the vernacular. Notes on some early issues of the Philosophical Transactions and the Journal des Sçavans, 1665-1700. ASp, n. 55, p. 5-22, 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4000/asp.213>. Acesso em: 18 ago. 2015.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. “Reféns da produtividade” sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT09-3503--Int.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2015.

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de ensino superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 15, n. 1, p. 81-100, 2012.

BRANDÃO, Zaia. Indagação e convicção: fronteiras entre a ciência e a ideologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 849-856, set./dez. 2010.

CASTRO, Célia L. M. de. Mestrando. Doutorando. Quem? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 63, n. 146, p. 313-326, jan./abr. 1980.

CRAHAY, Marcel; BAYE, Ariane. Existem escolas justas e eficazes? Esboço de resposta baseado no Pisa 2009. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 150, p. 858-883, set./dez. 2013.

FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henry-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

GALVÃO, Filipe. Tese de doutorado analisa impactos do produtivismo na saúde dos docentes da UFRJ. AdUFRJ, 22 dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

GOUVEIA, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 1, p. 1-48, jul. 1971.

GUSSO, Divonzir A. O difícil acesso à meta informação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 63, n. 145, p. 163-168, set./dez. 1979.

HEIZER, Alda; VIDEIRA, Antonio A. P. (Org.). Ciência, civilização e república nos trópicos. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.

HICKS, Diana et al. Manifesto de Leiden sobre métricas de pesquisa. Tradução em português brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2015.

JACKSON, Luiz Carlos. A Sociologia paulista nas revistas especializadas (1940-1965). Tempo Social, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 263-283, jun. 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20702004000100013>. Acesso em: 18 mar. 2015.

KUHLMANN JR., Moysés. Publicação em periódicos científicos: ética, qualidade e avaliação da pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 16-32, jan./mar. 2014.

L’ANÉE SOCIOLOGIQUE, n. 1, Paris, 1898. Disponível em:

<http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/cb34404872n/date>. Acesso em: 22 jun. 2015.

MACHADO, Ana Maria Netto; BIANCHETTI, Lucídio. (Des)fetichização do produtivismo acadêmico: desafios para o trabalhador-pesquisador. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 51, n. 3, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2014.

NOYONS, Ed (Ed.). Context counts: pathways to master big and little data. In: SCIENCE AND TECHNOLOGY INDICATORS CONFERENCE, 2014, Leiden. Proceedings… Leiden: Universiteit Leiden, SWTS, 2014. Electronic version. Disponível em: <http://sti2014.cwts.nl/>. Acesso em: 22 maio 2014.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. Entrevista. Portal da ANPEd, 11 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2015.

REGAZZI, John J. A history from content as king to content as kingmaker. New York: Rowman & Littlelfield, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes. Portal Andes, 22 nov. 2011. Disponível em: <http://portal.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5020>. Acesso em: 22 jun. 2015.

SOLL, Jacob. The information master: Jean-Baptiste Colbert’s secret state intelligence system. Michigan: The University of Michigan Press, 2009.

SPINAK, Ernesto; PACKER, Abel L. 350 anos de publicação científica: desde o “Journal des Sçavans” e “Philosophical Transactions” até o SciELO. SciELO em Perspectiva, 5 mar. 2015. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2015/03/05/350-anos-de-publicacao-cientifica-desde-o-journal-des-scavans-e-philosophical-transactions-ate-o-scielo/>. Acesso em: 17 mar. 2015.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

Kuhlmann Jr., M. (2015). Produtivismo acadêmico, publicação em periódicos e qualidade das pesquisas. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 838–855. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3597

Edição

Seção

Tema em Destaque