Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores

Autores

  • David dos Santos Calheiros Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de Professores, Ensino a Distância, Tecnologia Assistiva

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em avaliar um serviço de consultoria colaborativa – SCC – a distância em Tecnologia Assistiva – TA – para professores, utilizando abordagem qualitativa do tipo exploratório. As participantes foram seis professoras de alunos com paralisia cerebral – PC – e três consultoras em TA. Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído para prestar consultoria e coletar os dados obtidos na forma de respostas a questionários para consultores e professores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As evidências indicam que o SCC revelou-se benéfico para a atuação das consultoras e professoras, bem como para os estudantes com PC. A contribuição dessa investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola inclusiva.

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Biografia do Autor

David dos Santos Calheiros, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Terapeuta Ocupacional, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, e Professor de Educação Física, graduado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui Mestrado e Doutorado (em andamento) na área de Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Tem atuado nas áreas de formação de recursos humanos e ensino em Educação Especial, Tecnologia Assistiva aplicada ao contexto educacional e Consultoria Colaborativa Escolar.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta Da Universidade Federal De São Carlos – Ufscar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Calheiros, D. dos S., & Mendes, E. G. (2016). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1100–1123. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3562

Edição

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