Referentes e critérios para a ação docente

Autores

  • Vandré Gomes da Silva Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Católica de Santos – Unisantos –, Santos, São Paulo, Brasil
  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Católica de Santos – Unisantos –, Santos, São Paulo, Brasil
  • Bernardete Angelina Gatti Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Referentes de Ação Docente, Profissionalização Docente

Resumo

O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo a construção de parâmetros categoriais que pudessem nortear e fundamentar processos de formação inicial ou continuada de professores, bem como apoiar o acompanhamento e a avaliação da ação docente em uma perspectiva formativa. O suporte para tanto veio da contribuição de professores atuantes em vários níveis e áreas, além de coordenadores pedagógicos e de formadores de professores de cursos de licenciatura. A ideia norteadora da investigação foi encaminhar a problemática proposta a partir da realidade do trabalho nas escolas para a consubstanciação de referentes sobre a ação docente observada em seus vários aspectos, a fim de conceituar os elementos básicos que a distinguem como uma atuação profissional qualificada.

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Biografia do Autor

Vandré Gomes da Silva, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Católica de Santos – Unisantos –, Santos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia (1996), mestrado (2001) e doutorado em Educação (2008) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador da Fundação Carlos Chagas e docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. Tem como foco de interesse os seguintes temas: politica e avaliação educacional, gestão e organização escolar e análise conceitual do discurso educacional.

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade Católica de Santos – Unisantos –, Santos, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (identidade, profissionalidade e conhecimento profissional).

Bernardete Angelina Gatti, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Atualmente é a vice-presidente da Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

Silva, V. G. da, Almeida, P. C. A. de, & Gatti, B. A. (2021). Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos De Pesquisa, 46(160), 286–311. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3415

Edição

Seção

Artigos